ACAM MG
ACAM MG
  • VISITA NOTURNA A MINA DA PASSAGEM

    VISITA NOTURNA A MINA DA PASSAGEM

    Dia 19 de dezembro de 2017 a ACAM realizou visita noturna a Mina de Passagem, levando seus membros e participantes do curso de Educação Patrimonial a conhecerem a história da mineração em nossa região.

    Conhecer a mina da Passagem é uma viagem no tempo, e também aprender sobre mineração e suas técnicas, por exemplo; a forma de exploração de minas. A forma antiga, pequenos buracos conta de uma pessoa que seguia perfurando a rocha, que chamamos de primeira fase das minas, podemos ver no Morro Santo Antônio, Gogo, Morro da Queimada em Ouro Preto e muitas minas nos fundos de casas em Passagem. Teve inicio no povoamento da região em 1696 e usava mão de obra escrava e contratada.

    A segunda fase veio com a revolução industrial, possibilitando o uso de máquinas no processo de exploração do ouro, e abertura de minas maiores, com a instalação de trilhos de trem,  onde vagões passavam e  eram puxados para fora da mina carregados de pedras para serem trituradas. Passou-se a trabalhar em turnos. Iniciou-se com os ingleses em 1824 quando compraram a mina de Passagem em sociedade com Barão e engenheiro alemão Willian Eschwegue que foi trazido por Dom João. A mão de obra precisa ser técnica e logo Passagem de Mariana recebia imigrantes do mundo todo, principalmente da Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália.

    Os ingleses estavam proibidos pela Rainha Vitória de ter escravos portanto o pagamento era feito por metro quadrado escavado rocha a dentro, utilizando perfuratrizes a ar.  Na mesma época a Arquidiocese de Mariana proibia que famílias daqueles que desejavam ser seminaristas possuíssem escravos, isso em 1830, 56 anos antes da abolição da escravidão e permitia que negros e índios estudassem no seminário, caso do Padre Pedro da Mata, índio trazido por Dom Viçoso, e  Dom Silvério, primeiro padre negro do Brasil, e veio a ser bispo de Mariana em 1890. A presença dos ingleses abriram não só grandes minas, mas também a trouxeram uma atmosfera cultural diferente, abrindo mentes do pensamento da época.

Encaixar face
Galeria