157 views

Igreja e cemitério dos Ingleses

Os ingleses tiveram supremacia internacional de 1800 a 1900, conhecido como o século inglês. Depois de vencer a guerra contra a França de Napoleão Bonaparte os ingleses solidificaram seu influência econômica e cultural, sendo até hoje a língua da globalização.
Na fuga de Napoleão Dom João VI veio escoltado pelos ingleses para o Brasil, que passaram a tratar como uma de suas colônias, ainda que informalmente. E os ingleses se atiraram no famoso ouro de Minas, logo comprando minas em Mariana, Nova Lima, Catas Altas, etc.

Em Passagem permaneceram de 1812 a 1927, e nesse tempo construíram o primeiro campo de futebol de Minas, campo do Esporte Clube, primeira quadra de tênis, introduziram o bilhar e boliche. Além disso fizeram de Passagem a primeira localidade a ter energia elétrica e aparelho de raio X, ainda construíram um hospital, uma Igreja Anglicana e um cemitério. Foi a primeira Igreja protestante de Minas Gerais! Porém hoje se acha, junto com o cemitério, em ruínas, tomada pelo mato e descaso.

Em meio as lápides de mármore, com mensagens em inglês, declarações de amor, até versos de Skakespeare encontramos. Porém o local é famoso por outra característica: assombrações!

Muitos relatos de barulhos estranhos e pessoas esfarrapadas, feridas na área. Algumas vezes em visita ao local equipe da ACAM sentiu forte cheiro de putrefação, porém o cemitério foi usado pela última vez em 1918. Saqueado a partir da década de 1980, as sepulturas foram abertas, por pessoas a procura de brincos, anéis, cintos, correntes. Porém muitos que foram saíram apavorados por gritos medonhos e alguns ganharam até tapas.
As fotos tiradas no local pela ACAM sempre contem algum elementos fora do lugar, como marcas como se fossem labaredas de fogo ou casas em local que nada existe. As baterias de máquinas fotográficas e filmadoras por alguma razão descarregam muito rápido, como puderam testemunhar a equipe de produção do Programa da Xuxa que visitou o local.
È um dos locais mais fantasmagóricos da região.
Moradores do entorno da escola Benjamim Guimarães relatam pessoas andando pela área do cemitério e da Igreja todas sujas, meio deformadas por algum acidentes. Muitos que foram enterrados morreram em acidentes na mina. Uma equipe de ciclistas ingleses que percorriam a estrada real foram e visitaram o cemitério deixando lindas flores, em meio às lápides.

Fonte: Livro 21 Lugares Mais Mal Assombrados de Mariana Clique aqui para ler o Livro https://pt.calameo.com/read/004888888b01198bae4a7

Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui: https://chat.whatsapp.com/FgPpCUEUL2n8NjHXAMbJKn

E para receber notícias da nossa página no Facebook clique aqui: https://www.facebook.com/jornaloespeto

Publicado em: 08/03/21


Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Card image