97 views

A Lenda do Capitão Jack

Nesse ambiente eram comum escutar vozes, e até dar sinal para o troller subir mas sem ninguém na mina.
Coisa que acontece ainda hoje segundo verificado pela ACAM, que já realizou diversar visitas a mina da Passagem. Também muitos já encontraram com um homem a cavalo, de chapéu, todo de branco, que diz em inglês : “I am captain Jack.” Houve até um diretor da Mina que pediu demissão após um encontro com ele. Também no laboratório de química, onde apurava-se o ouro, separando -o das impurezas, escuta-se passos lentos do Sr. Koff, um russo, químico, e as balanças mechem sozinhas.
Além disso ainda existe um italiano que era músico e sindicalista na Itália, atuante na região de Emilia Romagna, ao chegar em Passagem ajudou a criar o primeiro sindicato de Minas e que pode ser também o primeiro do Brasil. Sindicato naquele tempo era uma novidade.
O sindicato que era no início só de italianos, exigia revisão do preço do metro quadrado avançado na rocha pois era desta forma que os mineiros recebiam.
Os ingleses não aceitaram o acordo e para vingar-se alguns italianos colocaram dinamite debaixo da Casa Grande, sede da Mina, porém o plano foi descoberto por um jardineiro que desconfiou do jardim que foi estradado. Porém antes de ser preso e para não entregar os colegas ele foi próximo a fábrica de arsênico, e lá tirou a própria vida com um revólver. Dizem que a fábrica de arsênico e região escutam-se vozes em italiano cantando ao som de um violão.

Equipe da ACAM foi próximo a fábrica de arsênico, cuja chaminé se destaca na paisagem do belo vale que descortina na paisagem junto com o Ribeirão do Carmo, porém é um local muito acidentado. O arsênico era usado para fazer veneno de nome “formiga branca” e era tirado do rejeito da apuração do ouro.

Fonte: Livro 21 Lugares Mais Mal Assombrados de Mariana Clique aqui para ler o Livro https://pt.calameo.com/read/004888888b01198bae4a7

Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui: https://chat.whatsapp.com/FgPpCUEUL2n8NjHXAMbJKn

E para receber notícias da nossa página no Facebook clique aqui: https://www.facebook.com/jornaloespeto

Publicado em: 08/03/21


Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Card image