447 views

Em busca dos segredos do Parque do Gogo

Expedição ao parque do Gogo

No começo de junho de 2021 um grupo de amigos foram junto com Sr. Mucci conhecer o Morro Santana, em Mariana, local de um grande sítio arqueológico histórico, pois lá existem muitas ruínas de casas, casarões, uma cidade, porém erguida acima das minas, incontáveis, que percorrem o sub-solo de lado a lado de toda extensão do Morro Santana.

Para saber mais assista esse vídeo produzido pela ACAM sobre o parque do Gogo e suas minas :

Prova disso são os mais de mil buracos de sari, buracos circulares com locais para encaixar os pés e as mãos, possibilitando usar o buraco de sari tanto para entrar nas minas, tirar pedras que iriam ser trituradas para explorar ouro, e ainda o buraco de sari servia para ventilar e iluminar uma parte das minas.

O grupo percorreu o interior das minas, visitou as ruínas. Sr. Eduardo A. se mostrou encantado. Sr. Francisco, que é geólogo também acompanho a expedição. Sra. Cláudia que é ativista pelo turismo regional deve ter amado, pois já esteve no local várias vezes e agora promove um curso de capacitação sobre turismo na região.

Há uma cidade perdida em Mariana Minas Gerais, Dezenas de ruínas, algumas pequenas outras gigantes demostram o começo da civilização em Minas e por que Mariana é a primeira cidade de Minas Gerais, e a Primeira Capital ! Por dentro das minas do parque arqueológico do Gogo é uma visita as minas de ouro do século XVIII e XIX nos morros Santo Antônio e Santana. Área de grande riqueza arqueológica em Minas Gerais ainda em grande parte desconhecida. Falta ainda mobilização popular para levar esse pleito as nossas autoridades para que de fato a área seja respeitada como patrimônio histórico e cultural, além de ser fornecedora de água para grande parte de Mariana, como Rosário e Estrela do Sul.

Publicado em: 10/06/21


Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Card image