1.028 views

Em busca dos segredos do Parque do Gogo

Expedição ao parque do Gogo

No começo de junho de 2021 um grupo de amigos foram junto com Sr. Mucci conhecer o Morro Santana, em Mariana, local de um grande sítio arqueológico histórico, pois lá existem muitas ruínas de casas, casarões, uma cidade, porém erguida acima das minas, incontáveis, que percorrem o sub-solo de lado a lado de toda extensão do Morro Santana.

Para saber mais assista esse vídeo produzido pela ACAM sobre o parque do Gogo e suas minas :

Prova disso são os mais de mil buracos de sari, buracos circulares com locais para encaixar os pés e as mãos, possibilitando usar o buraco de sari tanto para entrar nas minas, tirar pedras que iriam ser trituradas para explorar ouro, e ainda o buraco de sari servia para ventilar e iluminar uma parte das minas.

O grupo percorreu o interior das minas, visitou as ruínas. Sr. Eduardo A. se mostrou encantado. Sr. Francisco, que é geólogo também acompanho a expedição. Sra. Cláudia que é ativista pelo turismo regional deve ter amado, pois já esteve no local várias vezes e agora promove um curso de capacitação sobre turismo na região.

Há uma cidade perdida em Mariana Minas Gerais, Dezenas de ruínas, algumas pequenas outras gigantes demostram o começo da civilização em Minas e por que Mariana é a primeira cidade de Minas Gerais, e a Primeira Capital ! Por dentro das minas do parque arqueológico do Gogo é uma visita as minas de ouro do século XVIII e XIX nos morros Santo Antônio e Santana. Área de grande riqueza arqueológica em Minas Gerais ainda em grande parte desconhecida. Falta ainda mobilização popular para levar esse pleito as nossas autoridades para que de fato a área seja respeitada como patrimônio histórico e cultural, além de ser fornecedora de água para grande parte de Mariana, como Rosário e Estrela do Sul.

Publicado em: 10/06/21


7 cometários
Simony
Comentou em 10/06/21

Muito bacana, Mariana precisa preservar essa história, está tudo largado. Uma tristeza…

Raque Costa
Comentou em 10/06/21

Parabéns pela produção deste documento. Tantas culturas ocultas. Obrigada por partilhar esses saberes.

Francisco de Assis Silva
Comentou em 10/06/21

Sr. Leandro, o quarto integrante da visita ao Sítio Arqueológico Morro Santana (Gogô) é o Engenheiro Geólogo da CPRM, Sr. José Adilson Cavalcanti. Esse mesmo grupo esteve me visita ao Sítio Arqueológico Morro Santo Antônio há cerca de três semanas atrás. O objetivo é levantar fundamentos e justificativas técnicas para inserirmos os dois sítios arqueológicos na lista do GEO SÍTIOS MINEIROS e outros GEO SÍTIOS.

Marizabel
Comentou em 10/06/21

Ahhhjj…quero ir também! Me leva, Leandro, da próxima vez! Ninguém no curso de Museologia, nenhum professor, nem mesmo a de Arqueologia fala sobre o sítio do Gogo. Precisa ter mais visibilidade!

Marizabel
Comentou em 10/06/21

Gente, que tesouro! Mariana e Ouro Preto são dois tesouros da Arqueologia, falo também do Morro da Queimada em Ouro Preto!

Nilma Moreira
Comentou em 14/06/21

Amei a reportagem. A Cidade de Mariana tem muita coisa para ser ecplorada. Gostaria de saber sobre o Curso de Capacitação. Se é aberto ao público. Parabéns pela matéria.

acammgcom
Comentou em 06/07/21

Obrigado pelo comentário, vamos voltar, só estamos esperando a vacinação avançar mais um pouco,
um abraço
Leandro
se quiser fazer parte do grupo de whatsap da acam me mande mensagem
98844-8976

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Card image