No começo de junho de 2021 um grupo de amigos foram junto com Sr. Mucci conhecer o Morro Santana, em Mariana, local de um grande sítio arqueológico histórico, pois lá existem muitas ruínas de casas, casarões, uma cidade, porém erguida acima das minas, incontáveis, que percorrem o sub-solo de lado a lado de toda extensão do Morro Santana.
Para saber mais assista esse vídeo produzido pela ACAM sobre o parque do Gogo e suas minas :
Prova disso são os mais de mil buracos de sari, buracos circulares com locais para encaixar os pés e as mãos, possibilitando usar o buraco de sari tanto para entrar nas minas, tirar pedras que iriam ser trituradas para explorar ouro, e ainda o buraco de sari servia para ventilar e iluminar uma parte das minas.
O grupo percorreu o interior das minas, visitou as ruínas. Sr. Eduardo A. se mostrou encantado. Sr. Francisco, que é geólogo também acompanho a expedição. Sra. Cláudia que é ativista pelo turismo regional deve ter amado, pois já esteve no local várias vezes e agora promove um curso de capacitação sobre turismo na região.
Há uma cidade perdida em Mariana Minas Gerais, Dezenas de ruínas, algumas pequenas outras gigantes demostram o começo da civilização em Minas e por que Mariana é a primeira cidade de Minas Gerais, e a Primeira Capital ! Por dentro das minas do parque arqueológico do Gogo é uma visita as minas de ouro do século XVIII e XIX nos morros Santo Antônio e Santana. Área de grande riqueza arqueológica em Minas Gerais ainda em grande parte desconhecida. Falta ainda mobilização popular para levar esse pleito as nossas autoridades para que de fato a área seja respeitada como patrimônio histórico e cultural, além de ser fornecedora de água para grande parte de Mariana, como Rosário e Estrela do Sul.
Publicado em: 10/06/21
Muito bacana, Mariana precisa preservar essa história, está tudo largado. Uma tristeza…
Parabéns pela produção deste documento. Tantas culturas ocultas. Obrigada por partilhar esses saberes.
Sr. Leandro, o quarto integrante da visita ao Sítio Arqueológico Morro Santana (Gogô) é o Engenheiro Geólogo da CPRM, Sr. José Adilson Cavalcanti. Esse mesmo grupo esteve me visita ao Sítio Arqueológico Morro Santo Antônio há cerca de três semanas atrás. O objetivo é levantar fundamentos e justificativas técnicas para inserirmos os dois sítios arqueológicos na lista do GEO SÍTIOS MINEIROS e outros GEO SÍTIOS.
Ahhhjj…quero ir também! Me leva, Leandro, da próxima vez! Ninguém no curso de Museologia, nenhum professor, nem mesmo a de Arqueologia fala sobre o sítio do Gogo. Precisa ter mais visibilidade!
Gente, que tesouro! Mariana e Ouro Preto são dois tesouros da Arqueologia, falo também do Morro da Queimada em Ouro Preto!
Amei a reportagem. A Cidade de Mariana tem muita coisa para ser ecplorada. Gostaria de saber sobre o Curso de Capacitação. Se é aberto ao público. Parabéns pela matéria.
Simony
Comentou em 10/06/21