13 views

Câmara de Mariana, Pelourinho e Casa do Conde de Assumar

Câmara de Mariana foi por muito tempo cadeia, até cerca de 50 anos atrás. Muitos eram torturados para confessar crimes, e outros não aguentavam as condições e acabavam morrendo.
Os vereadores, no ano de 1725 chegaram a querer aprovar o corte do tendão dos pés dos escravos fugidos para que não pudessem correr. Porém a Igreja comunicou o fato a corte em Lisboa e o rei de Portugal não permitiu. E no Pelourinho os castigos eram aplicados, com o condenado amarrado o carrasco aplicava os golpes de chicote.
Muitos iam assistir e levar tambores para encorajar o condenado. A praça Minas Gerais sempre foi palco de assuntos interessantes, como o turista que ao tirar uma foto da Igreja São Francisco notou uma pessoa com vestes de escravo na porta.
Os padres protegiam os escravos que fugiam dos seus donos devido aos maus tratos e Dom Viçoso chegou a proibir quem tivesse escravo entrasse no seminário ! Há mais de 70 anos antes da abolição da escravidão.
Logo atrás da Igreja de São Francisco está o Palácio do Conde de Assumar, hoje quase caindo.
Ele muito rígido sempre favorecia os portugueses na disputa pelas áreas que seriam mineradas mandando prender os paulistas por acusações diversas.

Foi lançada sobre ele muitas pragas principalmente de um padre que morava em Inficcionado, hoje Santa Rita Durão.
Esse padre tinha uma mina de ouro e como estava dando muito resultado logo arrumaram um jeito de tirar o padre de lá.
Inventaram com ajuda do Conde de Assumar a acusação que o padre era bruxo pois receitava chás de camomila e outros remédios para as pessoas.
O Padre foi preso e levado para Lisboa para ser ouvido no Tribunal da Inquisição. Nesse meio tempo o padre morreu devido ao inverno em Portugal e a mina ficou’ para os portugueses. Antes de ir relatavam a serenidade do padre que disse a todos, aquele que faz o bem não tem medo do julgamento de Deus, mas quem faz o mal nunca tem descanso. Devido a isso escutam-se passos no Palácio do Conde de Assumar durante toda noite. Carlos do restaurante Rancho é testemunha.

( Casa do Conde de Assumar)

Fonte: Livro 21 Lugares Mais Mal Assombrados de Mariana Clique aqui para ler o Livro https://pt.calameo.com/read/004888888b01198bae4a7

Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui: https://chat.whatsapp.com/FgPpCUEUL2n8NjHXAMbJKn

E para receber notícias da nossa página no Facebook clique aqui: https://www.facebook.com/jornaloespeto

Publicado em: 11/03/21


Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Card image